domingo, 23 de agosto de 2009

Carlos Barbosa-Lima I



No vídeo, Barbosa-Lima toca seu arranjo para "Sons de carrilhões" do grande João Pernambuco.

Nascido em 1944, São Paulo capital, Carlos se interessou por música e por violão desde pequeno, seu pai que tinha tentado aprender, mas sem sucesso, o colocou no lugar pra ter aulas. Depois de dois anos de muito progresso conheceu o violonista Luiz Bonfá que o encaminhou para as aulas com o mestre Isaias Sávio.

Carlos tinha o hábito de roer as unhas e Luiz Bonfá havia aconselhado deixar crescer. Vem então a grande solução: colocar pimenta malagueta nelas. Tiro e queda. Bonfá também o preparou ensinando alguns fundamentos da técnica mais tradicional, com o objetivo de se poder tirar mais som do violão - as unhas mais compridas, tirar o som com a unha e a polpa do dedo, dicas para que ele pudesse aproveitar com mais intensidade as aulas.

Hoje, Carlos mescla todo seu conhecimento teórico e de violão erudito com um repertório bastante brasileiro e popular, seus arranjos são muito bem elaborados e são de encher os ouvidos, no vídeo abaixo segue "Cochichando" de Alfredo Vianna, vulgo Pixinguinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário